BIOGRAFIA

  Os primeiros contatos com a música foram nas reuniões da família Waltzer animadas ao som da gaita ponto que era revesada entre o avô,  o pai e o tio. Começou os seus primeiros acordes no violão ainda guria com o professor Vilson Feldens na pequena cidade de Morro Redondo, situada no sudeste gaúcho, e que naquele tempo constituía o 8º distrito de Pelotas. A paixão pelo universo artístico foi despertado com a chegada da norte-americana Lin Baesler, esposa do pastor da comunidade luterana. Bacharel em Artes, Lin proporcionnou uma série de atividades como teatro musical, coral, dança, entre outras, que agitaram a vida cultural da pacata comunidade. Seu primeiro solo foi no musical gospel Vida Boa, dirigido por Lin, apresentado em Gramado, Pelotas e São Lourenço do Sul.
   Após poucos contatos na adolescência com aulas de música começou a se apresentar ao violão em bares da noite Pelotense, em 1992, e logo era vocalista da banda Estância Urbana fazendo uma grande temporada no bar Café Chá e realizando outros shows pela região. No ano seguinte teve uma breve experiência com o Conjunto Musical Champagne, participando de bailes e festas.
   Começou seus estudos de teoria musical com a musicista Amélia Cruz e em 1994 ingressa no Curso Superior de Música do Conservatório de Música da UFPEL, onde estudou canto lírico. Participou de oficinas, cursos, master class para aperfeiçoamento do canto com Aba Tonelli, Martha Herr, Denise Satori, Patrícia Endo, entre outros mestres do canto. Neste período realizou recitais, concertos, saraus e outros eventos no extremo sul do país. 
   No ano 2000, a procura de novas experiências, mudou-se para a cidade de São Paulo onde foi bolsista do Coral do Estado de São Paulo e  participou de óperas, concertos, entre outros eventos. Atuou como professora de canto em escolas de música da cidade, e trabalhou durante dez anos no Conservatório Musical Beethoven, onde foi coordenadora do núcleo vocal. Teve importante atuação na implantação do Curso Técnico Profissionalizante em Música Popular no ano de 2006, e foi professora das disciplinas técnica vocal I e II e Canto Popular. Também foi regente e preparadora vocal da Camerata Vocal e do Coral do Conservatório Musical Beethoven. Ministrou oficinas com o tema O canto e sua conexão com as expressões naturais e Backing Vocal. Participou do I Congresso de Educação Musical CNEM em 2007 ministrando o mini-curso com o tema de técnica vocal para professores. Integrou o coro do Theatro São Pedro participando da Temporada Lírica 2011 onde atuou em óperas e concerto. Participou como solista do CD Pensamentos do compositor e pianista Rodrigo Hyppolito, como também do Concerto de lançamento deste CD.  
   Mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro em 2012 para desenvolver e gravar canções de sua autoria. De 2013 à 2015 foi professora de canto popular na rede de escolas Mais Que Música (líder em EAD) com a direção de Heitor Castro, onde também possuía um trabalho voltado para desenvolver a voz cantada de atores.
Retornando a sua terra natal no final de 2015, elaborou o material didático e gravou o CURSO DE CANTO 2.0 no EAD do Beethoven Online.
Em 2016 trabalhou com o ensino fundamental nas escolas municipais com o curso Musicalização através do canto.
De 2016 a abril de 2018 foi professora de Canto no Centro Musical O Batuta na cidade de Pelotas
Atua com o Grupo de Stiepen de Morro Redondo (serenata de Páscoa oriunda da cultura pomerana) do qual realiza pesquisa e se apresenta em eventos do Roteiro Turístico Morro de amores. Faz parte do Conselho Municipal de Turismo de Morro Redondo.
É coordenadora, preparadora vocal, vocalista (atuando também na guitarra base) do Projeto GANZ GENAU Banda & Vocal que tem por objetivo resgatar a prática do canto em língua alemã. No repertório da banda estão canções tradicionais e populares alemãs com uma pitada de rock'n roll.
É professora de Canto Popular e Belting no Curso Avançado em Música do Conservatório de Música da UFPel.
Waltzer Musik Studio é o seu espaço para aulas, gravações e eventos em Morro Redondo.